Welcome! Somos da turma I2271TG de Design de Interiores do IFPA-Campus Belém, e nosso professor é o Cledson Nahum. Espero que gostem do blog e que comentem bastante, para tornar o aprendizado mais fácil para vocês, visitantes, e para nós, alunos. Enjoy!

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Os Lugares e as Paisagens - Registro Fotográfico.

Bem-vindos de volta!
   
   Para continuar com o racionínio da postagem anterior, vamos exemplificar as paisagens com o registro fotográfico de nosso grupo. Primeiro, as paisagens culturais:

Foto 1: Vista do bairro de Meireles - Fortaleza. Fonte: PEREIRA; maio,2010.
Foto 2: Pelourinho - Salvador. Fonte: PEREIRA; setembro,2010.



Foto 3: Shopping Ilha Plaza - Niterói - Rio de Janeiro. Fonte: PEREIRA; dezembro, 2009.

   E, por último, as paisagens naturais:


Foto 1: Praia da Barra - Rio de Janeiro. Fonte: PEREIRA; janeiro, 2010.

Foto 2: "Céu de Fortaleza". Fonte: PEREIRA; maio, 2010.

Foto 3: Árvores do IFPA. Fonte: ANDRADE; abril,2011.

   Com essas fotos, considerem encerrado nosso 1° trabalho neste blog. Obrigado pela visita e até a próxima postagem.

The Real End.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Os Lugares e as Paisagens

   Ao longo da história, a natureza foi sendo transformada pelo trabalho do homem, que passou a produzir um espaço com o objetivo de garantir seu sustento. Esse processo de humanização tornou a natureza cada vez mais artificializada, graças ao desenvolvimento de técnicas. Expandiram-se as áreas agrícolas, desenvolveram-se as cidades e as indústrias, construíram-se estradas, enfim, cada vez mais novas técnicas foram sendo incorporadas ao espaço geográfico, transformando-o.
IFPA visto de um ângulo muito diferente. Fonte: PEREIRA; abril, 2011.
   Assim, a paisagem é somente a aparência da realidade, aquilo que nossa percepção capta. Mas, observar uma paisagem não significa apenas visualizar os objetos concretos que a compõem. Significa também apreendê-la por meio de outros sentidos para que se possa perceber uma paisagem como um todo, pois são as características desse lugar que colaboram para torná-lo único.
Clientes decidindo o que comprar na C&A (minha visão). Fonte: PEREIRA; abril, 2011.

   As paisagens podem revelar como a sociedade desenvolve suas atividades, o que as pessoas estão fazendo em determinado momento e como se relacionam entre si e com a natureza do lugar onde vivem. Cada ser humano possui uma maneira diferente de perceber o mundo a sua volta. Pois, a percepção que cada ser humano tem de um lugar é sempre única.
Paisagem arbórea do IFPA. Fonte: PEREIRA; abril, 2011.
   Nos lugares onde se destacam os elementos da natureza, intactos ou ainda pouco alterados pela ação humana, observamos paisagens naturais (ao lado). Há uma variedade de características em cada paisagem, por exemplo, o clima quente e úmido produz florestas com uma grande biodiversidade, tanto da fauna como da flora, já nas zonas polares, onde o frio é intenso, não há o desenvolvimento de elevados números de vidas.

Shopping Boulevard. Fonte: PEREIRA; abril, 2011.
   Por outro lado em qualquer lugar de nosso planeta onde os seres humanos desenvolvam suas atividades, criando elementos sociais, podemos observar paisagens artificiais (ao lado). Por meio da observação de paisagens naturais e artificiais, identificamos a maneira como as pessoas, organizadas em sociedade, transformam o espaço que ocupam na superfície terrestre. Esse espaço, utilizado e constantemente modificado pelos seres humanos no decorrer do tempo, é denominado espaço geográfico.
   As características atuais do espaço geográfico mundial podem ser atribuídas a um jogo e contínuo processo de transformações sociais e técnicas desencadeado pelos seres humanos.
   Há algumas centenas de milhares de anos, povos distintos passaram a procurar e a ocupar áreas da superfície terrestre onde a natureza oferecesse recursos que lhes permitissem sobreviver.
   A adaptação dos seres humanos aos diferentes ambientes terrestres somente foi possível com o desenvolvimento de técnicas e instrumentos que permitiriam criar habitações, vestuário e utensílios.
   Durante a história da humanidade, o desenvolvimento das técnicas ocorreu de maneiras e em ritmos diferentes em cada sociedade.
   Observação:A técnica e tecnologia são elementos que diferenciam as paisagens.
Desmatamento e queimada. Fonte: http://www.mundorpgmaker.com/forum/index.php?topic=47767.0
   Desse modo, extensas áreas da superfície terrestre foram alteradas: reduziram-se as paisagens naturais e se multiplicaram os elementos criados pelo ser humano (exemplo acima).
Escravos construindo uma pirâmide. Fonte: http://tempodoshomens.blogspot.com/2010/07/as-piramides-de-gize.html
   As diferentes sociedades, em épocas históricas distintas, utilizando diferentes técnicas de trabalho, transformaram paisagens artificiais (exemplo acima).
   Atualmente, existem na superfície terrestre grandes extensões de paisagens culturais, resultado do longo processo de transformação do espaço geográfico. Essas paisagens não compreendem apenas os lugares ocupados pela sociedade, mas também as regiões não habitadas de nosso planeta que, de alguma forma, recebem a interferência humana (ou vieram recebendo com o tempo).


   P.S.: Esperamos que tenham gostado de nossa primeira postagem. Em caso de dúvidas e/ou opiniões, comente logo abaixo.



The End.

Fonte: Geografia: espaço e vivência: volume único: ensino médio /  Levon Boligian, Andressa Turcatel Alves Boligian. - São Paulo: Atual, 2004.